segunda-feira, maio 24, 2010

Promoção da saúde: RESILIÊNCIA


“ È A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA” GRAPEIA/2004



O termo resiliência é apontado como a capacidade de resistir às adversidades e situações estressantes, mantendo a saúde mental. Apontado também como um traço individual, de personalidade e temperamento.



Podemos destacar sete categorias ou comportamentos considerados resilientes, segundo Wolin & Wolin (1993), são estes:



Insight: hábito de fazer perguntas e dar respostas honestas.
Independência: distanciamento físico e emocional para satisfazer as próprias demandas.
Relacionamento: equilíbrio maduro entre a própria satisfação e o envolvimento atencioso com os outros.
Iniciativa: consideração dos problemas como um desafio para o próprio progresso no desempenho.
Criatividade: capacidade de organizar com ordem, objetivo e beleza as experiências, problemas e sentimentos dolorosos.
Humor: superar-se com o cômico em meio a situações adversas.
Moralidade: desejo de uma boa vida para todos os seres humanos.



O estresse profissional é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores do mercado de trabalho, diferentemente do que muitos imaginam, não está restrito apenas para profissionais que exercem altos cargos em grandes empresas. O problema está presente nos mais distintos níveis hierárquicos, em empresas de todos os portes, isso se intensifica à medida que se aumentam cobrança, pressão etc. Neste mundo globalizado um grande diferencial representa a pessoa resiliente, pois o mercado procura profissionais que saibam trabalhar com altos níveis de cobrança. Esses profissionais recuperam-se e se moldam a cada “deformação” (obstáculo) situacional.


O equilíbrio humano é como a estrutura de um prédio, se a pressão for maior que a resistência, aparecerão rachaduras como doenças psicossomáticas que se manifestam nos indivíduos que não possuem esta característica ex: gastrite, dentre outras. O ser humano resiliente desenvolve a capacidade de recuperar – se e moldar – se novamente a cada obstáculo e a cada desafio. Quando mais resiliente for o indivíduo maior será o desenvolvimento pessoal, isso torna uma pessoa mais motivada e com capacidade de contornar situações que apresente maior grau de tensão.


Um indivíduo submetido a situações de estresse que tem a capacidade de superá-las sem lesões mais severas (“rachaduras”) é um resiliente. Já o profissional que não possui este perfil é o chamado "homem de vidro", que se "quebra" ao ser submetido às pressões e situações estressantes. A idéia de resiliência pode ser comparada às modificações da forma de uma bexiga parcialmente inflada. Se comprimida, pode adquirir as formas mais diversas e em seguida retorna ao estado inicial.




Em termos de promoção da saúde a resiliência é uma das forças mais importantes.

Um comentário:

  1. Adorei o post! Ja ouvi muito falar sobre resiliência, mas não sabia bem o q era! seu blog ta super legal, e mto cultural prima! Adoreiiiiii!

    ResponderExcluir