sexta-feira, abril 30, 2010

AUDIOLOGIA - Áreas da Fonoaudiologia

O tema de hoje é Audiologia.

A audição desempenha um papel importante e decisivo no desenvolvimento da comunicação e funciona como sistema de alerta não para nem quando dormimos.

A Audiologia é a área da Fonoaudiologia que cuida da audição do ser humano.

É por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. As alterações da audição podem se dar a qualquer momento da vida. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas (perdas de audição), comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Alterações do processamento auditivo e do aparelho vestibular (responsável pelo equilíbrio) também podem comprometer a comunicação e a qualidade de vida das pessoas.

A deficiência auditiva pode ser classificada em leve, moderada, severa e profunda. Conforme o grau da perda auditiva existem vários tipos de intervenção que variam de simples tratamentos até adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI), ou até em alguns casos havendo a indicação de implantes cocleares.

Como reconhecer um individuo com perda auditiva:
A perda auditiva é um problema grave que não se consegue ver nem tocar, sendo assim, pode haver demorar a detectá-la. Para as crianças, o diagnóstico tardio de um problema nas vias auditivas pode prejudicar o seu desenvolvimento de linguagem e conseqüentemente o seu processo de aprendizagem.
No caso de crianças, os pais e ou responsáveis devem observar as reações auditivas da criança:
Nos primeiros meses de vida o bebê reage a sons como bater de porta, vozes, assustando-se, piscando e até chorando. Por volta dos quatro ou cinco meses a criança procura a fonte sonora virando a cabeça e corpo. Se o bebê não reage á sons, os pais devem ficar atentos e procurar orientação médica.
Deve-se estar atento a crianças que assistam televisão em volume alto ou próximo do aparelho;
Pede para repetir varias vezes o que foi dito;
Problemas de concentração na escola;
Os problemas comportamentais também podem estar associados a dificuldades auditivas, até uma pequena perda na capacidade de percepção auditiva, pode influenciar no comportamento e desenvolvimento da criança.

Exames utilizados para detectar qualquer distúrbio da audição:
Audiometria Tonal e Vocal
Audiometria condicionada Infantil
Imitânciometria
BERA – Audiometria de tronco encefálico (utilizado em casos em que a audiometria comum não seja efetiva).
Emissões Otoacústica (EOA) – Mais utilizado em bebês ainda no hospital, conhecido como TESTE DA ORELHINHA. Este exame já é reconhecido através da legislação, conforme Portaria SAS/MS n. 587 de 07 de Outubro de 2004 e que se torna obrigatoriedade na rede pública.
Teste de Processamento Auditivo – em casos de comprometimento no processamento das informações recebidas. Este teste é indicado para crianças em processo de aprendizagem.

O fonoaudiólogo é então o responsável por detectar tais alterações, orientar o paciente e levar até ele possibilidades de solução e melhora na sua qualidade de vida. Portanto, procure sempre um fonoaudiólogo!

Até breve. Fiquem com DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário