Segundo dados da pesquisa alemã, o risco de homens sofrerem infarto durante o período em que a seleção daquele país esteve em campo foi multiplicado por 3,26. As mulheres sofreram menos, mas também tiveram um aumento no número de ataque cardíaco, cerca 1,8 vezes a mais do que em períodos sem jogos de copa.
Pesquisa no Brasil
A Sociedade Brasileira de Cardiologia decidiu fazer uma pesquisa semelhante à realizada na Alemanha e vai medir a influência de um jogo dramático de futebol sobre a saúde dos espectadores, durante as partidas da Copa do Mundo de 2010.
Prevenção
Para o médico Celso Amodeo, cardiologista e nefrologista do Hospital do Coração, os cuidados em relação aos jogos da Copa do Mundo devem ser tomados de acordo com o nível de ansiedade de cada paciente. "Eu oriento meus pacientes mais instáveis a não assistirem aos jogos da Copa, pois qualquer emoção mais forte pode causar um evento cardíaco mais grave", disse.
A ingestão de bebidas alcoólicas e cafeína podem acelerar este processo. Portanto, se o paciente tem um quadro que inspira atenção, é melhor ficar longe dos jogos da Copa do Mundo. "Existe um clima de alerta criado em torno do mundial e as pessoas ficam ansiosas naturalmente. Imagine o estado emocional do torcedor quando, aos 45 minutos do segundo tempo, surge um pênalti para o Brasil que pode definir a classificação da seleção. É melhor evitar esse tipo de ansiedade", disse o médico.
É claro que estes cuidados não se aplicam apenas aos pacientes que já tenham detectado algum tipo de problema cardíaco. O alerta fica especialmente para pessoas que possuem casos de hipertensão na família, colesterol alto e diabetes.
Quem faz parte desse grupo de risco, que engloba principalmente os homens acima de 45 anos, deve tomar um cuidado redobrado. Muitas vezes um ataque cardíaco chega sem avisar, e para que isso não aconteça durante a copa do mundo, o ideal é fazer sempre os exames de rotina para checar se o coração está apto para as grandes emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário