domingo, maio 02, 2010

VOZ - Áreas da Fonoaudiologia


Hoje, falo sobre o tema das "áreas da Fono", a Voz.

A Voz representa a identidade do indivíduo, é por meio dela que ele expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais, que se localizam na laringe (pescoço). Quando as pregas vocais não funcionam adequadamente, a voz fica alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, levando a um comprometimento do trabalho e da vida pessoal. As patologias instaladas nas pregas vocais (ex: nódulos, cistos, pólipos, fendas, etc), o abuso e o mau uso vocal são algumas das causas que levam a um mau funcionamento das pregas vocais. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

Cuidado com alguns sinais! A rouquidão, perda de voz, excesso de pigarro, queimação e o desconforto para falar, podem ser o resultado de um simples “calo nas cordas vocais”, mas também indicativos para um diagnóstico mais complexo, como até mesmo câncer de laringe.
Se você possui alguma queixa quanto à sua voz, ou percebe a voz do seu filho é diferente de outras crianças, procure um fonoaudiólogo e/ou um médico.
As alterações na voz podem aparecer por conta de lesões nas pregas vocais ou por uso incorreto da voz, ou, ainda, por ambos fatores, resultando na chamada disfonia.
Disfonia é o diagnóstico dado pelo fonoaudiólogo e pelo otorrinolaringologista, aos distúrbios da voz que, na maioria das vezes, já são reconhecidos pelo paciente.
O tratamento também é definido em conjunto, já que, em alguns casos, é possível a reabilitação por exercícios e orientações vocais na fonoterapia, mas em outros, pode ser necessária uma cirurgia de laringe.
O fonoaudiólogo possui participação essencial em ambos casos, pois indicará ao paciente o comportamento inadequado que realiza, ajudando-o a utilizar a voz de forma mais saudável, prevenindo o reaparecimento dos problemas na voz e utilizando técnicas vocais para a melhora da qualidade da voz, além de auxiliar o paciente a enfrentar e se apossar da sua nova expressão vocal.


Em caso de alguma alteração vocal ou dúvida procure sempre um fonoaudiólogo!
Até a próxima!


Fiquem com DEUS.




Nenhum comentário:

Postar um comentário