segunda-feira, agosto 01, 2011

5 passos para você viver melhor

Antes de agir por impulso, respire fundo e espere seis segundos. Eles podem fazer a diferença!


"Mente sã, corpo são". diz uma famosa citação do poeta romano Juvenal. Escrita por volta do século II, a máxima ainda faz todo o sentido. Não é possível um corpo saudável quando a mente esta em desordem. Nós somos formados por essa soma, e tudo precisa estar em harmonia. Atingir esse equilíbrio não é tarefa fácil, mas é perfeitamente possível com a ajuda de duas palavras: inteligência emocional.

  1. A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os sentimentos e saber lidar com eles. É dominar as emoções para ter serenidade e saber fazer as melhores escolhas em momentos de pressão.
  2. No dia a dia, a inteligência emocional pode ser utilizada em tudo. Toda decisão é emocional, então podemos usar nossa inteligência para escolher um livro, um vestido, uma viagem, um emprego, aplicações financeiras, relacionamentos e principalmente, em situações de risco.
  3. A inteligência emocional nos ajuda a entender que não existem emoções negativas. Todas as emoções são reações legítimas; no entanto, existem aquelas que nos afastam do nosso objetivo e aquelas que nos aproximam.
  4. Corpo e mente funcionam juntos. De acordo com o que pensamos, o cérebro fabrica uma química, que é a responsável pela emoção. Assim se conseguimos 'treiná-lo', vamos ter reações mais saudáveis e menos impulsivas diante de situações difíceis.
  5. A inteligência emocional pode ser treinada. Devemos fazer o exercício da tomada de consciência. Na maioria das vezes, agimos no primeiro impulso. Na hora de uma decisão, preste atenção à própia respiração por seis segundos, que é o tempo em que o estímulo externo chega ao neocortex, região do cérebro que tem a missão de analisar e refletir qual a melhor opção de ação.
As emoções precisam ser sentidas, mas não devem nos dominar ou podem acabar com relacionamentos e a autoestima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário