quarta-feira, agosto 10, 2011

05 de agosto _ DIA NACIONAL DA SAÚDE

DIA NACIONAL DA SAÚDE

Nosso calendário é recheado de dias comemorativos. A cada ano, surge uma nova data em que se homenageia algum fato, ação, grupo ou alguém. Semana passada, no 05 de agosto, foi escolhido para ser o Dia Nacional da Saúde. Este é um tema que cada vez mais ocupa espaços na internet, jornais diários, revistas comuns e específicas, reportagens em canais de TV do mundo inteiro, mensagens de rádio, planfletos, outdors, além de ser um dos assuntos sobre o qual mais se conversa, gerando às vezes até discussões em casa, no trabalho, bares, salas de espera, viagens. Muita gente se aproveita dessa preocupação geral, desde especialistas da área médica até charlatões, para acumular fortuna vendendo fórmulas mágicas preventivas e curativas de todos os males.

Fato é que isso confunde as pessoas leigas e até profissionais, vez que essas massificadas informações circulam de para outro lado com tamanha velocidade, que torna impossível checar a veracidade do conteúdo e, na ânsia de estar bem para fazer milhares de coisas na vida, as pessoas desavisadas vão utilizando-se indiscriminadamente das fórmulas ou receitas “milagrosas”. Isto, via de regra, constitui-se em um risco também difícil de calcular ou em decisões com conseqüências imediatas desastrosas.

Dia 05 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia-a-dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação a base de frutas, verduras, carboidratos, proteínas, pouca gordura e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal; horas de lazer.

Todavia, o ambiente em que vivemos deve oferecer esse tipo de qualidade de vida. Dentre algumas características do ambiente o saneamento básico, a coleta de lixo e depósito em aterros sanitários adequados, ar puro, água própria para consumo humano, áreas verdes, alimentos saudáveis, combate às doenças, dentre outras”.

Percebam como aqui está claro que nossa saúde é conseqüência dos nossos hábitos e ações sobre o meio em que vivemos. Sugiro, finalmente, uma reflexão sobre o que mais você pode dar de contribuição pessoal para a sua própria saúde, enquanto ser que deseja ter vida longa e saudável e cidadã (ão).





Nenhum comentário:

Postar um comentário