A celebração foi iniciada no Brasil em 1999 e a partir de 2003 alcançou expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o objetivo da comemoração é promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção da saúde, bem como chamar a atenção para os sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
Voz representa a identidade do indivíduo, é por meio dela que ele expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais, que se localizam na laringe (pescoço). Quando as pregas vocais não funcionam adequadamente, a voz fica alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, levando a um comprometimento do trabalho e da vida pessoal. As patologias instaladas nas pregas vocais (ex: nódulos, cistos, pólipos, fendas, etc), o abuso e o mau uso vocal são algumas das causas que levam a um mau funcionamento das pregas vocais. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.
PARE DE FALAR E OUÇA.
Talvez ninguém ainda tenha dito para você, mas rouquidão, pigarro, dor ou ardência na garganta e dificuldade de engolir podem ser sintomas de doenças em suas cordas vocais. No Brasil, em 1 ano mais de 4.000 pessoas morrem de câncer de laringe ( cordas vocais). Muitas vidas e inúmeras vozes poderiam ser salvas se buscassem diagnóstico precoce.
QUEM PODE TRATAR SEU PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS?
Rouquidão devida a uma gripe ou resfriado pode ser tratada por clínicos gerais e pediatras. Quando a rouquidão durar mais de duas semanas, ou não tiver uma causa óbvia, deve ser avaliada por um médico especialista em voz - o otorrinolaringologista ( especialista em nariz, ouvidos e garganta).
Problemas com a voz são melhores conduzidos por um grupo de profissionais que inclui o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo.
O QUE É BOM PARA SUA VOZ ?
- Beber mais de 8 copos de água por dia
- Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
- Só usar pastilhas, sprays ou medicamentos indicados por médicos
- Evite soluções caseiras
O QUE FAZ MAL À SUA VOZ ?
- Fumo, àlcool, drogas e poluição
- Tossir, gritar muito ou pigarrear
- Cantar ou gritar quando gripado
- Falar em locais barulhentos
- Mudanças bruscas de temperatura
- Ambientes com muita poeira, mofo, cheiros fortes, especialmente se você for alérgico
SUA VOZ É A SUA IDENTIDADE. AFINE SUA VOZ, CUIDE DA SUA VOZ
Você já se imaginou sem voz? A voz é importante na expressão artística de atores e cantores; como instrumento de trabalho (70% trabalhadores): Vendedores, Recepcionistas, Radialistas, Professores, Operadores de telemarketing, Médicos, etc. Otorrinolaringologista e o Fonoaudiólogo são os profissionais especializados em cuidar da voz, caso ela apresente algum tipo de alteração, tais como: rouquidão persistente por mais de 2 semanas, perda súbita da voz, sem um quadro gripal associado e outros sintomas provenientes do fumo.
A maioria das doenças da voz tem tratamento com medicamentos, fonoterapia ou cirurgia, quando o o problema é diagnosticado mais cedo, maiores são as chances de preservação da voz, principalmente em casos de câncer. São inúmeros os mitos e crendices em relação aos cuidados com a voz: tomar conhaque para “aquecer” a voz, dar um grito antes de falar em público libera as tensões, pigarrear ajuda na limpeza das cordas vocais, cochichar é bom pois poupa a voz, chupar pastilhas é bom para a voz.
Recomendam-se que não se deve: gritar, cochichar, pigarrear ou tossir à toa, forçar a voz, principalmente quando gripado, fumar, consumir álcool em excesso, praticar exercícios físicos falando, falar em demasia ( em ambiente de fumantes, em ambientes barulhentos ou abertos, em período pré-menstrual e após ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diuréticos). Assim, para preservar a boa voz deve-se evitar os alimentos derivados do leite e achocolatados antes do uso intenso da voz, os alimentos que causem azia e má-digestão e os ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes.
Cuidados que ajudam a preservar a voz: articular bem as palavras, falar pausadamente, descansar a voz (fazer momentos de repouso vocal), ingerir muito líquido em temperatura ambiente (1 a 2 litros/dia), cuidar da saúde geral (sono, alimentação, atividades anti-stress).
Qualquer dúvida procure um fonoaudiólogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário