quinta-feira, abril 12, 2012

Ação social no Dia Mundial da Voz.

Na próxima segunda-feira, 16 de abril (Dia Mundial da Voz), médicos estarão realizando atendimentos gratuitos em pessoas com queixa de rouquidão persistente, no Hospital Edson Ramalho, das 9h às 16 horas. Após avaliação, com fonoaudiólogos e médicos, e identificada alteração vocal, os pacientes serão submetidas a um exame gratuito de videolaringoscopia para o diagnóstico do câncer de laringe.

O objetivo da ação, que faz parte da 10ª Campanha Nacional da Voz, é orientar sobre os principais cuidados com a saúde vocal e alertar a população para o diagnóstico precoce do câncer de laringe. Também haverá distribuição de cartazes e panfletos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos de câncer de laringe. São mais de 15 mil por ano, sendo mais de 8 mil fatais, apesar das chances de cura superarem os 90% se detectado precocemente.

Câncer

Para o ano de 2012, no Brasil são esperados 6, 1 mil casos novos de câncer de laringe, com um risco estimado de 6 casos a cada 100 mil homens. Em homens o câncer de laringe é o sexto mais incidente na região Nordeste. No mundo, o câncer de laringe é o segundo do aparelho respiratório, sendo o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e do pescoço, representando 2% do total das neoplasias malignas.

O tabaco é o principal fator de risco para câncer de laringe, que é potencializado ao ser associado ao álcool. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Quando o fumo é associado ao consumo de bebidas alcoólicas, as chances são 43 vezes maiores. Outros fatores são: histórico familiar, má alimentação, inflamação crônica da laringe causada pelo refluxo gastroesofágico, papiloma vírus (HPV).

Cuidados com a voz

Diversos cuidados podem ser tomados para evitar problemas com a voz. Especialistas recomendam uma alimentação regular, evitando jejum prolongado ou abusos alimentares que provoquem azia e má digestão, principalmente antes de dormir.

Outro cuidado importante é manter a hidratação, com a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia, em temperatura fresca ou ambiente. Para ter uma voz saudável também é fundamental evitar o abuso de bebidas alcoólicas, tranquilizantes e estimulantes. Estas recomendações devem ser seguidas, principalmente, pelos profissionais que têm a voz como instrumento de trabalho. É o caso, por exemplo, de professores, cantores, atores, locutores, repórteres, telefonistas, operadores de telemarketing, vendedores, leiloeiros e camelôs.

Mais afetados

De todos, os professores são os que precisam estar mais alertas. Entre eles, o principal risco é o de desenvolvimento da disfonia, a popular rouquidão. Por conta disso, eles apresentam três vezes mais queixas com a voz do que outros profissionais. Devem, portanto, fazer um trabalho preventivo e curativo com a ajuda de profissionais como o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo

Fonte: Assessoria Unimed/JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário